6.19.2013

Visita a estamparia Colori


Na última sexta feira (13/06/2013) tive a oportunidade junto com minha turma do Senac Rio de fazer uma visita a estamparia Colori. Já cometei aqui várias vezes que faço Técnico de produção de moda lá no Senac. A estamparia Colori tem esse lindo trabalho de abrir suas portas para nós estudantes, que somos os futuros profissionais da moda, para poder acompanhar bem de pertinho como é feito todo o processo de criação e confecção de cada estampa. 

A colori hoje tem em cerca de 2.000 empresas no Rio de janeiro e adjacências em seu portfólio, ou seja, muito trabalho e muita estampa.
Para quem quer seguir no ramo têxtil da moda, tem a obrigação de pelo menos uma vez enquanto se estar estudando, entrar em uma confecção ou em uma estamparia. Isso é para darmos o valor devido a cada processo de cada peça e entender o cuidado que se deve ter com os custos de produção.


Dei alguns clicks muito de humilde para mostrar aqui para vocês um pouco como é lá dentro. Me desculpe pela qualidade das fotos, tive que levar uma câmara muito ruim, mas está valendo. Nos próximos posts teremos imagens incríveis e de boa qualidade.

Começamos o tour pelo mostruário da estamparia, quase todo dia tem estampa nova sendo produzida. As impressas podem desenvolver suas próprias estampas e só mandar estampar lá ou podem estampar seus tecidos com estampas já prontas ou pedi exclusividade em alguma estampa da Colori. É claro que dependendo da escolha e da forma do trabalho o preço vai aumentando.


Nas mesas de impressão de Silk Screen estavam sendo produzidas uma estampa maravilhosa safári meio psicodélica, não me lembro para qual marca era. Para quem não sabe o Silk Screen é feito tela á tela e para cada tela tem uma cor, conforme cada cor vai sendo sobreposta a estampa vai tendo mais resolução.

Essa ai era uma tela que tinha acabado de ser feita para mais uma estampa da Colori. Nesse momento o moço está lavando a tela com um jato de água (que por sinal é reciclada). Isso acontece porque quando a tela está sendo gravada, algumas áreas são protegida pelo desenho e aonde não tem desenho o raio ultra violeta endurece a fibra da tela, assim deixando a área do desenho mole. Ai acontece o que está na foto.

Quando eu subi no 2° andar da estamparia para ver aonde eles fazem a parte de estampa corrida, fiquei chocado em Cristo. Ai está sendo aplicado o efeito de corrosão em cima do jeans, o resultado fica igual da água sanitária, a diferença é com a pasta que dá esse efeito pode ser feita diversas estampas em diversos tecidos. Talvez essa possa ser a nova versão das calças listradas. Acho digno uma novidade.

Essa é a cartela de cores verão 13/14. Cores lindas, solares e frescas. Adoro o verão!!!! 

 Outra estampa que adorei foi essa, étnica, tribal, sei lá. Tinha acabado de ser impressa em uma impressora gigantesca.

Quando estávamos saindo o dono da estamparia nos chamou para ver os novos experimentos com a corrosão, só que agora com cor. Olha que lindo o rosa.

Para quem quer cursar moda e não sabe em que área focar (focar em uma área é muito importante), o designer de estampa é uma ótima opção. O design de estampa tem uma ótima remuneração.

A colori está aberta para visitação de estudantes de moda ou design de todo o Rio de Janeiro, é só entrar em contato por e-mail e marca um horário. Todas as informações no site e no faceboock da Colori. Foi lindo ver isso tudo acontecer de perto. Obrigado Colori. Beijos Brazil!!!!

2 comentários:

  1. gente, que bacana!!
    Simplesmente iria adorar conhecer como é a produção de uma estampa!
    Ah, adorei o blog também!


    http://luoucuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é muito legal ver tudo acontecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...