6.06.2013

Made in Rio


Há algum tempo o Brasil e o Rio de Janeiro viraram o foco do mundo. Pessoas de diversos países tem vindo para nossa cidade explorar o que temos de mais belo. E com o nosso vulgo sucesso, viramos assunto de diversas rodas de conversação e tema de diversos trabalhos em diversas áreas no mercado mundial. Devemos os devidos olhares graças aos eventos faraônicos que estão por  vir, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Me impressiona ver aqueles gringos na caçamba daqueles jeeps de safári, prontos para admirar as favelas da zona sul do Rio. "Subliminarmente" comparando os morados com animais e invadindo sua privacidades. Partindo do ponto que  favelas do Rio as ruas são vielas, passando por elas podemos observar toda a casa de um morador. Bom, esse tour/safári emprega muita gente e infelizmente alegra os corações de muitos gringos. Acabando com essa espécie de passeio desempregaria muita gente que não tem nada a ver com a exploração cultural presente aqui.

Por outro lado a popularização do life style Made in favela tem colocado no mapa muitos lugares e pessoas. Como os maravilhosos restaurantes do complexo do alemão, ong's de apoio a juventude de diversas favelas como Vidgal, Maré e Batan. E ícones do povo como Mc Magalhães (Grande Mc de funks dos anos 90 conhecidíssimo na região de Bangu) e  Renê Silva do Portal Voz das Comunidades do Complexo do Alemão. Para mim esse é o lado bom da coisa.


O povo brasileiro adora uma novela, é com isso que os grandes escritores tem inserido núcleos de comunidades em suas novelas. Muitas das vezes comunidades reais. Dando assim destaque para personagens como Maria Vanúbia de Salve Jorge, Suellen de Avenida Brasil e agora Valdirene de Amor a Vida interpretada por Tatá WerneckE a moda tem se aproveitado disso lindamente. A moda dos morros e das ruas cariocas tem influenciado criações de diversos estilistas. E com a ascensão das cantoras de funk como Anita e Valesca Popozuda tem dado mais força para esse seguimento fashion.


Marcas como Gucci que em sua coleção Resort 2014 mostrou seu olhar do Rio de Janeiro e da nossa moda balneário. Já na Givenchy o estilista mixou a tendência das estampas camufladas com o estilo de homens  moradores de regiões periféricas  da América Latina, grifando as nossas favelas, com direito a estampa em t-shirts. A Cola Clothing é outra marca que homenageia a moda carioca trazendo pernas de fora, um pouco de brilho, tudo isso ao som do funk.

Bom!!! Esse é um assunto que divide opiniões até mesmo em minha mente. Mas opiniões são para ser dadas e discutidas, talvez aceitas. E ai p que você me diz?

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